A Embrapa Soja, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove, entre os dias 5 e 9 de maio, o workshop ?Criação de Percevejos em Laboratório?, em Londrina, PR. O prazo para inscrições se encerra no dia 16 de abril. O curso, com duração de cinco dias e carga horária de 40 horas, é destinado a profissionais de indústrias e de cooperativas e a demais interessados. O workshop tem como principal objetivo apresentar o que existe de mais avançado sobre ciência e tecnologia para a criação de percevejos em laboratório.
Os percevejos se constituem em um complexo de espécies-pragas que causam prejuízos enormes em muitas culturas no Brasil e no mundo. A criação de percevejos em laboratório permite usar os insetos como cobaias em variadas linhas de pesquisa, desde testes de linhagens resistentes de grandes culturas até testes de eficiência de inseticidas químicos e produtos de controle biológico.
De acordo com o coordenador do workshop, o pesquisador entomologista da Embrapa Soja, Antônio Ricardo Panizzi, a criação de insetos tornou-se um negócio lucrativo. ?É preciso ter insetos de qualidade para as pesquisas, porque os insetos coletados no campo podem estar parasitados, o que pode gerar uma resposta que nem sempre é verdadeira?. O coordenador do workshop também revelou um aspecto curioso da criação de percevejos como atividade comercial. Segundo ele, já existem empresas especializadas em criar borboletas para soltá-las em festas.
Durante o workshop serão apresentados os últimos avanços sobre a criação dos percevejos em dietas naturais e o estado da arte no uso de dietas artificiais.
?A criação de insetos em laboratório é importante porque os institutos que forem realizar pesquisas com insetos precisam ter colônias laboratoriais. Existe uma técnica, uma ciência, para a criação desses insetos em laboratório e é disso que o workshop vai tratar?, declarou Panizzi.
Mais informações pelo e-mail workperc@cnpso.embrapa.br, telefone (43) 3371- 6069, ou ainda pelo site www.cnpso.embrapa.br/workpercevejo.pdf.