Criação de postos de trabalho até novembro supera todo o ano de 2006

Brasília – O bom desempenho da economia em 2007 refletiu diretamente nas contratações com carteira assinada.

Números consolidados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, mostram que, entre janeiro e novembro, foram criados 1.936.806 de postos de trabalho.

A pasta ainda não fechou o desempenho de dezembro.

As contratações com carteira assinada no período superam todo o ano de 2006, que também teve balanço positivo. Naquele ano, registrou-se 1,2 milhão de trabalhadores que entraram no mercado formal.

Os setores que registraram os maiores volumes de contratação com carteira assinada foram serviços, indústrias de transformação e comércio.

Algumas decisões tomadas pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), como a redução da taxa de juros para financiamentos da casa própria e a ampliação dos limites de renda e de valor do imóvel a ser adquirido, ajudaram a impulsionar a construção civil, importante setor de contratação de mão-de-obra não qualificada.

No caso de financiamentos de imóveis para famílias com renda entre R$ 3,9 mil e R$ 4,9 mil, os juros foram reduzidos de 8% para 6,5% ao ano. O conselho baixou de 6% para 5% os juros anuais para obras do programa Pró-Moradia, dirigido à população de baixa renda.

Outra medida que beneficiou diretamente a construção civil foi a possibilidade de utilizar os recursos do FGTS para pagar até 80% do valor da prestação dos imóveis financiados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo