Com crescimento de 79% no número de filiados, nos últimos dois anos, a Cooperativa Central de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol-Baser), já beneficia cerca de 27 mil pequenos agricultores, em 198 municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A Cresol-Baser surgiu em 1995 no sudoeste do Paraná, a partir da tradição associativa daquela região. Os pequenos agricultores que fundaram a instituição tinham, à semelhança dos micro e pequenos empresários do país, dificuldades de acesso ao crédito e enfrentavam a indiferença do sistema financeiro. Pesquisa da cooperativa mostra que 80% dos seus filiados só conseguiram obter financiamentos depois que passaram a fazer parte da Cresol-Baser.
Os filiados são exclusivamente produtores que se dedicam à agricultura familiar, orientados a produzir alimentos agroecológicos, isto é, sem adições tóxicas e, por isso mesmo, com maior valor agregado.
Para conceder um financiamento, as cooperativas do sistema tomam como primeiro critério de avaliação a idoneidade do candidato e seu relacionamento com a comunidade. O conhecimento pessoal do financiado é possível porque são os próprios pequenos agricultores os dirigentes do sistema em cada cidade onde está implantado.
Caso haja inadimplência do tomador do empréstimo, a dívida é assumida como responsabilidade da cooperativa local, o que reforça ainda mais os laços entre seus associados, pois todos se tornam solidários pelas operações financeiras.
A participação dos agricultores na direção da entidade tem também o objetivo de tornar a administração transparente e ao mesmo tempo diminuir os custos administrativos.
O atual presidente do sistema, Vanderley Ziger, é um pequeno produtor rural paranaense, que também atua como membro da Câmara Técnica do Conselho Nacional do Desenvolvimento Rural Sustentável, órgão que funciona no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário.