O mercado do mercado imobiliário da zona do euro desacelerou no primeiro trimestre, após o recuo nos preços da Alemanha diminuir os temores de que um longo período de juros muito baixos possa ter gerado uma bolha. A agência de estatísticas da União Europeia informou nesta quarta-feira que os preços de moradias subiram 0,4% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o quarto trimestre de 2016. Na comparação anual, o avanço foi de 4,0%.

continua após a publicidade

A alta trimestral foi a menor desde o fim de 2015. A desaceleração pode ter refletido alguma cautela entre potenciais compradores de casas no início de um ano movimentado de eleições na zona do euro.

continua após a publicidade

Em linha com outras regiões desenvolvidas, os preços das casas da zona do euro caíram após a crise financeira, mas começaram a avançar novamente a partir de meados de 2010. Diferentemente dos EUA, os preços de casas na zona do euro recuaram uma vez mais, para só começar a subir de novo em meados de 2014.

continua após a publicidade

Na Alemanha, os preços das moradias caíram 1% no primeiro trimestre ante o anterior, após uma série de fortes altas. Além disso, continuaram a recuar na Itália, embora tenham sido registrados avanços fortes na Espanha e na França. Fonte: Dow Jones Newswires.