O crescimento econômico da China acelerou pelo sexto mês consecutivo em outubro, para o ritmo mais forte em quase três anos, segundo uma leitura da atividade no país elaborada pela Capital Economics. Com isso, a estimativa de crescimento da consultoria aumentou, embora seja inferior à oficial.
A Capital Economics diz que elabora o índice para não precisar depender dos números oficiais de crescimento da China, baseando-se em vários indicadores selecionados para refletir a atividade econômica. “Nós estimamos que o crescimento econômico na China aumentou de 5,6% na comparação anual em setembro para 6,0% no mês passado, no ritmo mais forte desde fevereiro de 2014”, diz a Capital Economics. Na leitura oficial, o PIB chinês cresceu 6,7% na comparação anual nos últimos três trimestres.
Para a Capital Economics, a tendência de crescimento econômico da China atualmente é de entre 4,5% e 5%. O índice dela mostra, no momento, um crescimento de 6% no PIB do país, prevendo que a tendência é de desaceleração, mas provavelmente sem uma queda acentuada na atividade.
A meta oficial de crescimento do PIB chinês para este ano é de 6,5%.