Brasília (AG) – O número de queixas registradas pelos clientes das empresas de telefones celulares na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) cresceu 40% em janeiro deste ano na relação ao mesmo mês do ano passado e superou as reclamações feitas pelos consumidores dos serviços de telefonia fixa. O crescimento levou a Anatel a fiscalizar todas as empresas de telefonia móvel do País. E das 245 lojas já fiscalizadas pela agência, 243 apresentaram algum tipo de irregularidade. ?Quando você tem uma irregularidade menor há uma advertência, que depois passa para multa que vai aumentando e pode chegar até a R$ 50 milhões de reais?, explica o superintendente de Fiscalização da Anatel, Edilson Ribeiro dos Santos de Andrade. As principais causas das reclamações dos consumidores são os erros nas contas, a má qualidade do serviço de atendimento ao usuário e os serviços de consertos. Segundo a Anatel, o alto número de reclamações está relacionado também à expansão das linhas de telefone móvel. Hoje são 60,4 milhões de aparelhos. Há dois anos, eram 35,6 milhões. A Associação Nacional das Operadoras de Celulares não quis se pronunciar sobre a fiscalização da Anatel.
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