São Paulo – Levantamento regional realizado pela Serasa apontou crescimento da taxa de inadimplência medida pelo volume de cheques devolvidos por insuficiência de fundos no mês de julho em todas as cinco regiões do país analisadas pela pesquisa. A alta da inadimplência também foi verificada no período acumulado de janeiro a julho deste ano.

Na região Sul do país foi apurado o menor índice de inadimplência de cheques sem fundos entre as demais. Nos primeiros sete meses do ano foram devolvidos 13,7 cheques para cada grupo de mil compensados, volume 3,8% superior ao mesmo período verificado em 2002, quando eram devolvidos 13,2 cheques por mil.

A região Sudeste ficou com a segunda posição em termos de menor índice de devolução de cheques “frios”. No acumulado no ano as devoluções ficaram em 13,8 cheques para cada mil compensados contra a devolução de 13,1 cheques em igual período em 2002, aumento, portanto, de 5,3%.

Na terceira posição está a região Centro-Oeste do país, onde no acumulado de janeiro a julho deste ano as devoluções de cheques sem fundos chegaram a 16,3 para cada mil compensados, volume este 9,4% maior em relação ao mesmo período em 2002.

Região Norte

A região Norte respondeu pela maior inadimplência medida pelos cheques devolvidos por falta de fundos, de forma que de janeiro a julho deste ano as devoluções chegaram a 26,4 cheques por mil compensados, sendo que ano passado, no mesmo período, as devoluções de cheques por grupo de mil eram de 26,3.

continua após a publicidade

continua após a publicidade