Greve

Cresce o total de agências bancárias fechadas

O segundo dia de paralisação das atividades bancárias no Paraná ficou marcado pelo aumento da adesão ao protesto. Ontem, o número de agências fechadas passou de 267 para 360 em todo o Estado e há ainda dez centros administrativos com atividades suspensas na capital.

A greve dá mostras que não tem data para encerrar. Em uma assembleia realizada na tarde de ontem, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região e a Federação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro do Paraná (Fetec) decidiram continuar com os braços cruzados.

De acordo com o presidente da Fetec, Elias Hennemann Jordão, o motivo alegado para que a greve continue é porque, até o momento, ainda não receberam uma contraproposta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

“Estamos esperando a Febraban apresentar uma contraproposta. Com o que foi oferecido no dia 17 de setembro, não há a menor chance de a greve parar”, afirma.

Para Jordão, o movimento dentro do Paraná está superando as expectativas e ele garante que a greve está sendo um sucesso. “Estimamos que mais de 65% da classe está presente na luta. Já são mais de 14 mil bancários protestando contra esse abuso dos patrões. Guarapuava, que ainda não havia aderido, já entrou na greve. Falta definir Toledo e Arapoti, mas estou certo que eles se juntarão nessa luta. Acredito que haverá mais crescimento na próxima semana”, afirma. A reportagem de O Estado entrou em contato com a Febraban, mas a instituição não está se manifestando sobre o assunto.

Opções

Mesmo com a greve, os serviços de autoatendimento nos bancos permanecem funcionando, assim como as opções de atendimento por telefone e pela internet. Outra alternativa para a população realizar trabalhos de banco são as casas lotéricas que ofertam essa opção.

O movimento nesses locais tem sido tranquilo, como afirma o dono de uma casa lotérica, Auxilio Suguimoto. “A procura tem sido baixa e por enquanto não temos dificuldade em atender a população”.

O aposentado José Vieira afirma não sentir os efeitos causados pela paralisação. “Não gastei mais do que cinco minutos para pagar essa conta. Por enquanto, está tudo bem. Esse serviço nas lotéricas nos ajuda bastante”, afirma.