A confiança do consumidor da Alemanha deve se recuperar ligeiramente em fevereiro, de acordo com a pesquisa de mercado do grupo GFK. O índice de confiança do consumidor subiu ligeiramente para 5,8 pontos para o mês fevereiro, de um resultado revisado para cima de 5,7 pontos em janeiro. O índice de fevereiro superou as previsões dos economistas, que estimavam 5,7 pontos.

continua após a publicidade

Apesar do clima econômico difícil na Alemanha durante os últimos três meses do ano passado, os consumidores estão “esperando uma retomada gradual da economia ao longo do ano”, graças à “calma situação atual nos mercados financeiros”, disse a GfK em um comunicado.

Os gastos dos consumidores ganharam importância na Alemanha como um meio de amenizar a desaceleração do crescimento das exportações. Um mercado de trabalho forte, um aumento estável de salários e a inflação modesta se combinaram para aumentar a confiança do consumidor, dizem os economistas.

Enquanto isso, a demanda mais fraca e as recessões em todo o sul da Europa pesaram sobre o investimento das empresas na Alemanha, fazendo com que a economia a encolher 0,5% no último trimestre de 2012, de acordo com uma estimativa do Destatis. A economia da Alemanha cresceu 0,7% em 2012, Destatis disse.

continua após a publicidade

A desaceleração econômica não reduziu as expectativas dos consumidores alemães sobre o crescimento da renda, afirmou a GFK, ressaltando que os consumidores continuam a assumir que a sua situação de emprego permanecerá estável. As informações são da Dow Jones.