O crédito para empresas e pessoas físicas na zona do euro (que reúne os 16 países que adotam o euro como moeda) voltou a cair em outubro, em 0,8%, em termos sazonalmente ajustados, na comparação com o mesmo período do ano passado, informou hoje o Banco Central Europeu (BCE). Em setembro, houve retração de 0,3%. A queda foi liderada pelo recuo nos empréstimos concedidos às empresas, que caíram 1,2% em outubro, após cederem 0,2% em setembro.
Já a retração no crédito para pessoas físicas foi de 0,1% em outubro, em relação ao mesmo mês do ano passado, após queda de 0,3% em setembro. A baixa no crédito para as compras, em particular, foi de 0,2%, após recuo de 0,6% em setembro.
Dados da Pesquisa de Crédito do BCE, também divulgada hoje, sugerem que as condições do crédito pararam de piorar no terceiro trimestre. No entanto, a elevada base de comparação, com os volumes de empréstimo no ano passado, fez com que houvesse retração na taxa anual de concessão de empréstimos. As informações são da Dow Jones.