A maior parte dos usuários de cartão de crédito evita utilizar o sistema de crédito rotativo das administradoras. Eles representam cerca de 65% do universo de portadores de cartões. Nesta conta estão incluídos os que preferem pagar a compra de uma vez só (aproximadamente 30%) e os que parcelam com ou sem juros (3,3% e 34,3%, respectivamente) no momento da compra. Os dados são de um estudo realizado pela Credicard, com base também em informações fornecidas pelos outros cartões.
O levantamento informou que cerca de 30% a 35% dos usuários utilizam o crédito rotativo, sistema pelo qual paga-se 20% do valor total na data do vencimento e o restante pode ser deixado para os próximos meses. Para isso, no entanto, pagam uma taxa de juros média de 9,4% ao mês. No pagamento parcelado, contratado no momento da compra, a taxa é quase a mesma (10%), mas o valor de cada parcela é fixo.
O crédito rotativo é utilizado principalmente pelos usuários de cartões cuja renda é de até R$ 1.000,00, que significam 63% do total de usuários. De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Credicard, Roberto Brito, trata-se da faixa da população que tem menor acesso ao crédito.