Crédito precisa baratear

São Paulo (AE) – O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, afirmou ontem, em São Paulo, que a economia sofre com a baixa oferta de crédito em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). Segundo ele, essa taxa oscila em torno de 20% a 25% no País, relação que ultrapassa os 100% nos países do G-7 e nos emergentes do Leste Asiático. “Não há melhora da qualidade de vida sem crescimento, não há crescimento sem investimento e não há investimento sem crédito”, comentou.

Meirelles disse, a uma platéia formada por representantes dos principais bancos do Brasil, que é preciso baratear o crédito. Ele citou também que o governo está adotando medidas para facilitar a redução desses custos, como, por exemplo, a Lei de Falências. “O Sistema Financeiro Brasileiro é conhecido por investir bastante em tecnologia e produtividade, mas temos muito trabalho ainda para diminuir custos e oferecer mais serviços. É um desafio constante.”

O presidente do BC comentou ainda que o investimento não deve ser feito apenas nos setores industrial e de agricultura, mas também em serviços. “Sistemas financeiros eficazes são os que dão condições aos países de crescer com taxas mais elevadas”, disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo