Crédito para o consumidor aumentou 13,2% este ano

De janeiro a setembro deste ano, o comércio aumentou em 13,2% em termos reais o crédito concedido ao consumidor em comparação com o mesmo período de 2003. De acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Serasa, é a maior expansão desde 2000. A Serasa analisou os balanços de 36 mil empresas de todos os portes da indústria, do comércio e de serviços entre 1994 e setembro deste ano. Deste total, 14 mil são varejistas. De acordo com o comunicado da empresa, o estudo indica na amostra total um crescimento de 2,8% na concessão de crédito de janeiro a setembro de 2004, antes os nove primeiros meses de 2003.

Em todo o período de 1994 até o último mês de setembro, o crédito concedido pelas lojas cresceu 239%, enquanto que o mercado como um todo expandiu em cerca de 67%. O faturamento das lojas teve uma alta de 102,4%. Considerando o total das empresas analisadas, a expansão das vendas e do crédito cresceu em média 70% nesse período.

Segundo Marcio Ferreira Torres, responsável pelo estudo, é possível concluir que o crédito é a mola do comércio. "Isso explica por que o faturamento do setor teve uma expansão bem superior à verificada nos demais", afirma em nota distribuída pela Serasa ontem.

Segundo o levantamento, o comércio conseguiu um grande crescimento de 1994 até 1997. Para Torres, a alavanca deste crescimento foi a expansão do crédito a clientes que dobrou no início do Plano Real. Na opinião dele, a inserção de um grande número de pessoas no mercado consumidor e a estabilidade da moeda aliados a larga utilização do cheque pré-datado foram os principais motivos deste crescimento. No entanto, o estudo afirma que a falta de instrumentos adequados para vendas a prazo elevou a inadimplência a um patamar recorde em 1995, o que comprometeu os resultados das empresas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo