A concessão de empréstimos bancários para empresas da zona do euro ganhou força no mês passado, sugerindo uma reação da economia da região, apesar de crescentes ameaças externas.

continua após a publicidade

Dados do Banco Central Europeu (BCE) mostraram hoje que os empréstimos para companhias não financeiras tiveram expansão anual de 4,3% em agosto, depois de subirem 4% em julho.

Como a zona do euro depende fortemente de recursos de financiamento, analistas monitoram de perto dados sobre crédito como um indicador de saúde econômica.

No caso dos empréstimos para famílias, o acréscimo anual em agosto foi de 3,4%, repetindo a variação de julho.

continua após a publicidade

Embora os empréstimos bancários da zona do euro tenham se recuperado das mínimas que atingiram em 2014, as taxas de crédito permanecem bem abaixo dos níveis pré-crise.

No último dia 12, o BCE anunciou um amplo pacote de novos estímulos monetários, que incluiu um corte de juros e a retomada de compras mensais de ativos, principalmente de bônus emitidos por governos da zona do euro.

continua após a publicidade

A pesquisa do BCE também mostrou que a base monetária da zona do euro saltou 5,7% na comparação anual de agosto, após subir 5,1% em julho. Economistas consultados pelo Wall Street Journal haviam previsto um novo avanço de 5,1% para o mês passado. Fonte: Dow Jones Newswires.