A Caixa Econômica Federal vai oferecer descontos de 80% e 90% aos 199 mil estudantes e ex-estudantes que financiaram seus estudos de graduação pelo Programa de Crédito Educativo (Creduc) e agora quitarem o débito à vista. O prazo de pagamento pode chegar a 12 meses, mas, nesse caso, o perdão da dívida será menor.
Brasília
– Com 84% de inadimplência, o Creduc já não atende novos alunos. A renegociação das dívidas, no valor de R$ 1,5 bilhão, foi prevista em medida provisória e aprovada este ano pelo Congresso.A Caixa e o Ministério da Educação decidiram oferecer desconto de 80% para os 163.870 inadimplentes e 90% para quem vem pagando as prestações em dia. Quem está no prazo de carência ou ainda utilizando o financiamento poderá receber desconto de 80%. A partir do dia 23 todas as agências da Caixa começarão a atender os interessados em renegociar suas dívidas. Será necessário apresentar apenas carteira de identida, CPF e comprovante de residência.
Fies
Os descontos valem exclusivamente para os contratos do Creduc assinados até 1999 e não atingem estudantes contemplados pelo Financiamento Estudantil (Fies), novo programa de crédito do Ministério da Educação.
Segundo a Caixa, a dívida referente a 62% dos contratos do Creduc é inferior a R$ 10 mil por estudante. O Creduc foi criado em 1975 e financiou mais de 1 milhão de alunos. Os cursos mais procurados foram direito, pedagogia, ciências contábeis, letras e administração.