Cerca de 38 mil profissionais, entre engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos e outras áreas tecnológicas abrangidas pelo Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná), vão às urnas hoje. A eleição do Sistema Confea/Creas acontece em todo o País. É o segundo maior processo eleitoral depois das eleições gerais, com a participação de 600 mil profissionais.
Para garantir a lisura do pleito, a eleição será realizada com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral, que vai garantir toda a infra-estrutura para a votação, inclusive as urnas eletrônicas. Todo o processo será devidamente acompanhado pelas autoridades eleitorais.
Dois candidatos disputam a presidência do Crea-PR para o mandato de 2009-2011. O engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Júnior, presidente licenciado do Conselho, e o engenheiro civil Paulo Roberto Domingues, empresário da construção civil e presidente licenciado da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa.
No mesmo processo eleitoral, os profissionais elegerão a diretoria da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua) e o presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), órgão que congrega os Creas estaduais.
Todos os profissionais registrados e em dia com suas obrigações no Sistema estão aptos a votar. ?Queremos oferecer aos paranaenses e brasileiros um exemplo de democracia, praticada antes e depois das eleições?, afirma o presidente em exercício do Crea-PR, engenheiro civil Gilberto Piva.
A votação será das 9h às 19h, em 63 mesas receptoras dispostas em Curitiba e no interior do Estado. Todos os associados devem se dirigir aos locais de votação com identificação profissional.