Coutinho lança pacote ambiental do BNDES

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, lançou nesta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, um pacote ambiental da instituição. O banco aprovou a adoção de novos critérios para suas operações, que agora irão observar e dar suporte ao Zoneamento Econômico-Ecológico. A instituição também terá restrições a apoiar projetos que provoquem desmatamento.

Coutinho assinou declaração sobre mudanças climáticas proposta pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente a bancos em todo o mundo. Nesse documento, grandes instituições financeiras do planeta se comprometem a considerar a questão do aquecimento global em suas análises de projetos a apoiar. O BNDES investirá R$ 200 milhões em dois fundos fechados de projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), que venham a gerar os títulos Redução Certificada de Emissões (RCE), negociáveis no mercado de créditos de carbono criado a partir do Protocolo de Kyoto. A participação do BNDES será de 40% em cada fundo.

O banco também quer se tornar neutro em emissões de carbono. Vai medir suas emissões e adotar medidas compensatórias como reflorestamento. O BNDES deu um mandato para o Banco do Brasil atuar em nome da instituição de desenvolvimento especificamente no Programa de Apoio a Projetos de Eficiência Energética, o que deve dar mais rapidez aos processos dessa área.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo