São Paulo
– Depois da sensível recuperação no começo da semana, o real recuou 1% ontem, tendo sido cotado a 3,7 por um dólar, ante a iminência das eleições presidenciais deste domingo. Na quarta-feira o real também recuou 1,9%, cotado a 3,66 por dólar, depois de ganhar mais de 7% segunda e terça-feiras. No ano, o real acumula uma desvalorização de 37,8%.Segundo o representante da Associação de Analistas de Mercado, o consultor Antonio Carlos Colangelo, os mercados aguardavam o debate desta noite dos candidatos às eleições, considerado básico para definir se haverá ou não segundo turno.
“Prevalece no mercado um clima de grande ansiedade em relação ao Brasil, vinculado em parte ao resultado das eleições presidenciais”, afirmou o economista da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Nogueira Batista.
“Os mercados financeiros estrangeiros estão visivelmente mais assustados que os nacionais. Temem que, se Lula vencer, seja um lobo com pele de cordeiro, retornando aos velhos hábitos e tendências radicais” de esquerda?, diz ele.
continua após a publicidade
continua após a publicidade