A Corte Constitucional da Alemanha validou hoje a participação do país nos pacotes de ajuda financeira à Grécia e a outros países da zona do euro, com a condição de que o Parlamento tenha uma participação maior na aprovação dos planos de resgate. A decisão foi recebida com alívio pelos mercados financeiros na Europa.
A corte de Karlsruhe considerou que a chanceler Angela Merkel respeitou a Constituição ao aprovar o primeiro pacote de ajuda concedido à Grécia, em maio de 2010, e a criação do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF).
Merkel elogiou a decisão como um aval das políticas de seu governo. Em discurso no Parlamento, a chanceler afirmou que o euro significa para a Europa mais do que uma zona monetária em comum. “O euro é a garantia de uma Europa unificada”, disse Merkel. “Se o euro desmoronar, a Europa desmorona”, completou.
A decisão da corte é interpretada como uma modesta vitória para Merkel, que enfrentou a derrota de seu partido em eleições locais este ano, além de forte oposição pela forma como tem lidado com a crise europeia. Seu próximo teste será no final de setembro, quando o Parlamento votará propostas de mudanças ao FEEF. As informações são da Associated Press e Dow Jones.