Corrige: Feira de supermercados deve gerar R$ 4,5 bi

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) corrigiu informações divulgadas anteriormente. Segundo a Apas, a projeção para o aumento das vendas em 2012 é de 4,5%, e não de 5% como a entidade divulgou inicialmente. Outra correção feita pela entidade é quanto à redução das sacolas descartáveis desde o dia 4 de abril, que foi de 90%, e não de 72%, como havia dito a Apas. Abaixo, segue o texto corrigido:

O 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados – Apas 2012 começa nesta segunda-feira em São Paulo e até o dia 10 de maio espera gerar negócios da ordem de R$ 4,5 bilhões, com 72 mil visitantes e mais de 550 expositores. As informações são da Associação Paulista de Supermercados (Apas). O tema desse ano é “Colaboração – inteligência compartilhada criando valor para o consumidor”.

De acordo com a entidade, em 2011 o setor paulista de supermercados registrou alta de 4,6% nas vendas em relação a 2010. O faturamento foi de R$ 68,4 bilhões, o que representa 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e 30,5% das vendas do setor no Pais. “Para 2012, as vendas devem atingir um aumento de 4,5% em comparação a 2011. Os números são resultado de estabilidade nos preços e da sustentação do mercado interno”, afirma o presidente da Apas, João Galassi.

Sacolas descartáveis

A Apas também fez um levantamento de 30 dias da campanha que incentiva os consumidores a usarem sacolas retornáveis no lugar das descartáveis. Desde o dia 4 de abril, 90% dos supermercadistas paulistas aderiram à causa e, consequentemente, houve redução de 90% das sacolas em relação a igual período de 2011.

A ação também já teve reflexos nos preços. Nos três primeiros meses do ano, o Índice de Preços dos Supermercados (IPS/Apas), calculado pela Apas/Fipe, caiu 0,11%. “A redução nos preços, ainda que pequena, será repassada ao consumidor. Nosso setor é extremamente competitivo; a retirada de sacolas descartáveis da planilha de custo do lojista está sendo automaticamente repassada ao preço dos produtos. Claro que está sendo gradativo, visto que muitos supermercadistas estão usando esta verba para investir em campanhas de conscientização”, disse Galassi.

O levantamento também mostrou realidades em outros Estados. Em Minas Gerais, 95% dos consumidores utilizam ecobags ou caixas de papelão para as compras e os outros 5% usam carrinhos ecológicos, mochilas e sacolas biocompostáveis.

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