Coreia do Sul: produção industrial cai 3,1% em março

A produção industrial da Coreia do Sul reverteu, inesperadamente, dois meses de avanço e caiu 3,1% em março (com ajuste sazonal) na comparação com o mês anterior. Em fevereiro, houve ganho revisado de 0,6%. Ante março de 2011, a produção industrial cresceu apenas 0,3%. As informações foram dadas em comunicado divulgado nesta segunda-feira pelo Statistics Korea.

O dado negativo é o mais recente sinal de que a economia do país está vivendo uma recuperação lenta e vem menos de sete dias após o Banco da Coreia (BOK, o banco central do país) estimar que a economia teria crescido 0,9% no primeiro trimestre. “Os dados (da produção industrial) mais fracos que os esperados sugerem que os números sobre o crescimento do PIB no 1º trimestre, divulgados na semana passada, podem ser revisados para baixo”, disse o economista da HSBC Man Ronald, em nota.

O Ministério das Finanças da Coreia do Sul afirmou que a queda na produção industrial no mês passado ocorreu, em parte, por causa de fatores temporários: a parada de produção em uma determinada empresa de produtos químicos, a queda nos preços de medicamentos e um ajuste “intencional” de estoques – feito por alguns fabricantes, antes do lançamentos de produtos. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna