Copom reunido para definição da Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central começou ontem, às 15h, a reunião mensal de dois dias para avaliar a condução das diretrizes de política monetária e definir o valor da taxa básica de juros, que serve de parâmetro para os financiamentos diários com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liqüidação e Custódia (Selic). Por isso, também é chamada de taxa Selic.

Na primeira fase da reunião, o presidente e diretores do Banco Central, que compõem o colegiado, ouvem exposições técnicas dos chefes de departamento e do gerente-executivo de Relacionamento com Investidores (Gerim). Eles apresentam análises da conjuntura interna, em especial quanto ao controle inflacionário, finanças públicas, balanço de pagamentos, reservas, mercado de câmbio e agregados monetários.

Ontem foram feitas apenas avaliações de tendências da inflação e análise das expectativas sobre variáveis macroeconômicas. A decisão sobre a taxa básica de juros só será anunciada no início da noite de hoje, quando terminar a segunda fase da reunião do Copom, da qual participam apenas a diretoria do BC, com direito a voto, e o chefe do Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep), sem voto.

A expectativa dos analistas de mercado é de que a taxa básica de juros permaneça nos atuais 19,75% ao ano. De acordo com o Boletim Focus, divulgado segunda-feira pelo BC, quase todos apostam que não haverá alteração na taxa de juros, em virtude de a inflação estar em queda gradativa, tanto no atacado quanto no varejo, apesar de a projeção do mercado para uma inflação anual de 6,12% continuar acima da meta oficial de 5,1%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo