O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu hoje elevar a taxa Selic em 0,50 ponto porcentual para 11,25% ao ano. Desde julho do ano passado, o BC vinha mantendo o juro básico da economia brasileira em 10,75% ao ano, mas no último Relatório Trimestral de Inflação, divulgado em dezembro, a autoridade monetária já sugeria que a taxa poderia subir.
A decisão de hoje – a primeira reunião do Copom deste ano e sob o comando de Alexandre Tombini na presidência do BC – ficou dentro da previsão da maior parte dos analistas financeiros. De acordo com levantamento da Agência Estado, 61 de 64 instituições projetavam o aumento de 0,50 ponto porcentual, ajuste que dá início, segundo analistas, a um ciclo de aperto monetário que pode fazer com que a taxa básica de juros supere os 13% em 2011. Apenas duas instituições esperavam estabilidade da taxa e uma previa a elevação de 0,75 ponto porcentual.
De maneira geral, os analistas financeiros justificaram a necessidade de elevar os juros básicos devido à deterioração tanto da inflação corrente quanto das expectativas de inflação, em um ambiente econômico no qual a demanda segue alimentada pela disponibilidade de crédito e renda e pela queda da taxa de desemprego.
A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 1º e 2 de março. A ata da reunião de hoje será divulgada pelo BC na quinta-feira da próxima semana, dia 27 de janeiro.