Começou às 14h04 desta terça-feira, 6, a reunião de Análise de Conjuntura do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Participam dela o presidente da instituição, Ilan Goldfajn, e os diretores da autoridade monetária.
Pela manhã, eles já participaram da reunião de Análise de Mercado. Na quarta-feira, 7, Goldfajn e os diretores do BC voltam a ter uma rodada de discussões para definir o novo patamar da Selic (a taxa básica de juros), atualmente em 7,00% ao ano.
De um total de 72 instituições consultadas pelo Projeções Broadcast, 69 esperam corte de 0,25 ponto porcentual da Selic, para 6,75% ao ano. Uma casa projeta corte de 0,50 ponto porcentual, para 6,50% ao ano, e duas instituições esperam pela manutenção da Selic em 7,00% ao ano.
Se um corte da Selic for confirmado, esta será a 11ª vez consecutiva em que o Banco Central reduz a taxa básica, após intervalo de quatro anos. O patamar de 6,75% ao ano – o mais provável, na visão do mercado – será o menor desde que a Selic foi criada, em 1996.