Copel volta a ser a melhor do setor no Sul do Brasil

A Copel está reconquistando a posição de melhor empresa de energia elétrica do Sul do País, segundo a opinião do mais isento e do melhor dos avaliadores: o consumidor. Das cinco empresas distribuidoras de energia elétrica de grande porte da região, a Copel é a que presta os melhores serviços no juízo dos usuários, que atribuíram à estatal nota final média de 68,85 na pesquisa anual de satisfação do consumidor patrocinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica Aneel.

A avaliação engloba a percepção do público quanto a qualidade do serviço sob o foco da confiabilidade, acesso e informação, seu valor tendo em vista os benefícios e o atendimento proporcionado, além da confiança na empresa.

Os resultados foram anunciados oficialmente ontem na sede da Aneel em Brasília, numa solenidade que também já premiou as empresas vencedoras. O diretor de Distribuição da Copel, Rubens Ghilardi, recebeu o troféu em nome da companhia.

O presidente Paulo Pimentel comemorou o bom desempenho da estatal e destacou que o objetivo final, no entanto, ainda não foi atingido. “Queremos voltar a ser a primeira do País e estamos a caminho”, avisou. “Conseguimos frear a trajetória de queda que a malograda tentativa de privatizar a Copel provocou no nível dos nossos serviços e, de agora em diante, a nossa meta é crescer e melhorar constantemente”.

Pimentel destacou o relevante papel que vem tendo o governador Roberto Requião nesse processo. “Ele pegou uma empresa que estava condenada a falir ainda em 2003 e, com a firmeza de decisão que a situação exigia, não só recolocou a Copel nos trilhos mas ainda devolveu-a ao povo do Paraná e melhorou a qualidade do atendimento”.

Fiscalização

O Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iasc) foi instituído pela agência reguladora com o propósito de medir e acompanhar o grau de efetividade e eficiência percebido pelo usuário pagador da conta de luz com o serviço e atendimento que lhe é proporcionado pela sua concessionária de energia elétrica. Para fins de comparação de desempenho, as 64 distribuidoras de energia do País são agrupadas segundo a região onde atua e o número de ligações elétricas atendidas.

Esse mesmo levantamento oferece à Aneel um instrumento eficiente para a orientação do trabalho de fiscalização, indicando onde pode haver necessidade de ações corretivas com vistas a garantir bom atendimento à população.

A opinião do público foi consultada entre outubro e novembro do ano passado em todo o Brasil pelo Instituto Vox Populi, que ouviu 19.200 consumidores em 469 municípios.

2.ª no País

A nota média obtida pela Copel foi superior à da pesquisa anterior (68,60) e bem melhor que a média final das quatro outras grandes concessionárias que atuam na região Sul, onde a segunda maior nota (a da gaúcha RGE) ficou em 65,54.

Até o ano de 2002, o critério usado pela Aneel levava em conta unicamente o número de ligações atendidas pela concessionária. Assim, o grupo de comparação onde se situava a Copel era formado pelas empresas com mais de 1 milhão de consumidores.

Depois de vencer em seu grupo as pesquisas de 2000 e 2001 (com médias finais de 73,01 e 70,95 respectivamente), a estatal obteve a terceira maior média em 2002. Se esse critério fosse mantido, a Copel teria subido agora para a segunda colocação, perdendo apenas para a paulista CPFL que teve média 69,35.

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