Copel já vende ações no mercado europeu

Desde ontem (dia 19) as ações da Copel estão sendo livremente negociadas no mercado financeiro europeu. A estréia da empresa na economia do Velho Continente aconteceu no Latibex, mercado vinculado à Bolsa de Valores de Madri, na Espanha, onde são comercializadas ações de companhias latino-americanas. No pregão de ontem, um lote de ações preferenciais da Copel teve sua primeira cotação em euros numa operação intermediada pela corretora Benito y Monjardin, vinculada ao Banco Espírito Santo uma das mais tradicionais casas financeiras da Europa.

O pregão de primeiro preço das ações da Copel na Comunidade Econômica Européia foi acompanhado pelo secretário de Estado da Economia e Energia do governo espanhol, Jose Folgado e pelo presidente da Bolsa de Madri, Antônio Zoido.

Também estiveram presentes o presidente da Copel, Ingo Hübert e o diretor de Finanças e de Relações com Investidores, Ricardo Portugal Alves, que apresentaram detalhes e informações a respeito da empresa a analistas e investidores com atuação naquele mercado.

Oitava do Brasil

A Copel é a oitava companhia brasileira de capital aberto listada no Latibex, um mercado relativamente novo (essa bolsa começou a operar em dezembro de 1999) e cujo objetivo é fomentar investimentos europeus em ações de empresas latino-americanas, facilitando e promovendo o acesso a papéis desse mercado emergente.

De Madri, o presidente Ingo Hübert informou que “o registro da Copel no Latibex tem a finalidade de aumentar a exposição da Copel diante do mercado de capitais europeu, tornando-a mais conhecida e, até mesmo, facilitando eventuais novos negócios no futuro num mercado o do euro totalmente novo para a companhia”.

Ele afirmou, também, que não existem planos imediatos de iniciar qualquer operação financeira na Europa. “Não há previsão de emissão de ações ou de outros papéis chancelados pela Copel”.

Internacionalização

A iniciativa de buscar maior exposição de sua marca e dos seus resultados no mercado europeu por meio do Latibex faz parte da estratégia de internacionalização buscada pela Copel, que há oito anos abriu seu capital e passou a ter ações comercializadas em bolsa.

O primeiro passo foi a participação nos pregões da Bovespa Bolsa de Valores de São Paulo, onde a companhia está presente desde 12 de abril de 1994.

Em 30 de julho de 1997, a Copel tornou-se a primeira empresa do setor elétrico brasileiro listada na Bolsa de Valores de Nova York, onde suas ações são comercializadas sob a forma de ADS (American Depositary Shares).

“A tendência natural para a conclusão desse processo passou a ser colocar as ações da empresa num dos pregões da Comunidade Européia, que é um dos principais centros financeiros mundiais”, explicou o diretor de Finanças, Ricardo Portugal.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo