Os serviços prestados pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica
agrada aos consumidores.

continua após a publicidade

A pesquisa de satisfação do consumidor divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, confirma a posição da Copel como uma das cinco melhores grandes empresas do setor no Brasil. A nota média atribuída à estatal paranaense (61,51) é maior, por exemplo, que a da Cemig (60,92), classificada no levantamento da Aneel em primeiro lugar entre as grandes concessionárias da região Sudeste. O resultado foi divulgado na terça-feira (19).

?A pesquisa comprova o que já sabíamos desde que a Abradee (associação que reúne as empresas distribuidoras de energia) divulgou o resultado do seu estudo, há poucas semanas?, comentou o presidente da Copel, Rubens Ghilardi. No entanto, a nota atribuída à Copel nessa pesquisa, inferior à média obtida na edição anterior (68,85), surpreendeu o presidente. ?Considero nossa nota estranha, pois não guarda consistência com o desempenho histórico da Copel na série de pesquisas da Aneel, e, muito menos com o levantamento da Abradee, divulgado em junho?.

Ranking

Pela pesquisa da Abradee, que há sete anos é feita pelo Instituto Vox Populi, o que até o ano passado fazia o mesmo trabalho para a Aneel, a Copel ficou entre as cinco melhores empresas elétricas do País na opinião do consumidor com 83,8% de aprovação (na pesquisa anterior seu índice chegou a 75,0%). ?Tivemos do nosso cliente as melhores notas já obtidas em todas as sete pesquisas?, disse Ghilardi. ?É uma clara demonstração de que os consumidores ligados à Copel nunca estiveram tão satisfeitos com nossos serviços quanto agora.?

Perplexidade

continua após a publicidade

A estranheza da Copel quanto aos resultados da pesquisa da Aneel anunciados na terça-feira é a mesma do presidente da Abradee, Luiz Carlos Guimarães, que publicamente manifestou sua perplexidade com a discrepância dos números registrados pela Aneel e os apurados por sua Associação, conforme relata a Agência Canal Energia, especializada na cobertura de assuntos do setor elétrico.

Na pesquisa de satisfação dos consumidores patrocinada pela Abradee, cujos resultados foram divulgados no princípio de junho, a média nacional apurada atingiu 77,1% contra a média de 74,2% de satisfação verificada na pesquisa anterior, revelando crescimento nos níveis de satisfação, ao contrário do que conclui a pesquisa da Aneel. ?Não sei explicar a causa dessa diferença, não esperava esse número (58,88). Só posso acreditar que a nossa pesquisa está perfeita?, comentou o presidente da Abradee ao Canal Energia logo depois do anúncio dos resultados.

continua após a publicidade