Copel comemora 51 anos de existência

Presente em 2,5 milhões de lares paranaenses, a Copel completou ontem 51 anos de existência. A empresa é a maior do Estado e um dos mais respeitados referenciais de competência e qualidade no setor elétrico brasileiro. Para marcar a data, celebrações ecumênicas e missas em ação de graças irão acontecer em diversas localidades por todo o Paraná. Em Curitiba, houve uma missa pela manhã na igreja de Santa Terezinha, no Batel.

Recentemente, a estatal, cujas ações são negociadas nos pregões das bolsas de Nova York, Madri e São Paulo, foi novamente apontada como a melhor do setor de energia elétrica na América Latina pela publicação norte-americana Global Finance, especializada em economia e negócios.

Os serviços da companhia cobrem praticamente todo o Paraná, e chegam a mais de 3,2 milhões de pontos de consumo, perfazendo índice de atendimento de praticamente 100% no meio urbano, e de 90% nas regiões rurais. O universo de consumidores diretamente atendidos é formado por 2,5 milhões de lares, 51 mil indústrias, 270 mil estabelecimentos comerciais e 330 mil propriedades rurais.

A Copel tem um parque próprio formado por 18 usinas, sendo 17 hidrelétricas, cuja potência instalada totaliza 4.550 megawatts e que responde por 7% de toda a eletricidade produzida no Brasil, mais um sistema de transmissão com 7 mil km de linhas e 125 subestações totalmente automatizadas, e uma malha de distribuição com 165 mil km de linhas e redes. O patrimônio líquido da empresa, segundo o balancete encerrado em 30 de junho, atingia R$ 5,3 bilhões, e o quadro de empregados na mesma data, totalizava 6.965 pessoas.

Criada em 26 de outubro de 1954, por ato do governador Bento Munhoz da Rocha Netto, a Copel surgiu com a missão de solucionar o crônico problema de escassez de energia elétrica no Paraná, sério obstáculo não só aos projetos de desenvolvimento econômico e social, mas à própria integração territorial do Estado. Foi durante o primeiro governo de Ney Braga, e depois com Paulo Pimentel, que Parigot de Souza, por quase uma década presidindo a Copel, comandou a integração energética do Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo