Depois de dois meses de trabalho e planejamento, foi criada ontem a Cooperativa de Criadores e Produtores de Avestruz (Coavestruz), com sede em Curitiba. Formada inicialmente por vinte criadores da capital, Lapa, Campo Largo e várias cidades da Região Metropolitana, a cooperativa tem como objetivo principal divulgar a criação da avestruz, especialmente na RMC.

“A cooperativa vai fornecer todo o respaldo necessário, como assistência médica, insumos, incubação e manejo de filhotes”, explica o presidente da cooperativa, Dymphnus Roelan Vermeulen Junior. “As pessoas têm medo de investir porque não sabem como funciona a criação de avestruz. Na cooperativa, elas terão todo o apoio”, completa, lembrando que a cooperativa pretende contemplar todo o ciclo produtivo, desde a incubação, criação, abate e comercialização, visando tanto ao mercado interno como o externo.

O diretor da cooperativa e criador de avestruz, Roberval Kluger Mendes, conta que a ave é quase 100% aproveitada: desde a carne (que custa cerca de R$ 80,00 o quilo), o couro, as plumas e até o casco. “Até os filhotes que não sobrevivem são vendidos para serem empalhados”, afirma.

A sede da Coavestruz fica na Rua Helly de Macedo Souza, 156 – Jardim Social. Fones para contato: (41) 264-7060 ou (41) 9963-4024, com Loriel Zanlorenzi.

continua após a publicidade

continua após a publicidade