A convocação de um referendo no qual os eleitores gregos decidiriam sobre um novo pacote de resgate financeiro à Grécia “está basicamente morta”, disse hoje uma fonte no Partido Socialista (Pasok, situação).
“Já temos pelo menos quatro deputados opondo-se abertamente à proposta, inclusive uma deserção. Eu espero uma reunião de gabinete muito intensa, na qual alguns ministros poderiam se opor abertamente à ideia do primeiro-ministro (George Papandreou)”, prosseguiu a fonte.
Os comentários vieram à tona depois de a deputada socialista Hara Kefalidou ter manifestado abertamente sua oposição à convocação de um referendo sobre a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, nas iniciais em inglês), defendida ontem por Papandreou.
Com a oposição de Kefalidou, sobe para quatro o número de deputados socialistas contrários ao referendo. Com isso, Papandreou já não goza de uma maioria clara no Parlamento a favor da proposta. O Pasok controla 153 das 300 cadeiras do Parlamento e precisa de maioria simples para levar o pacote a consulta popular. As informações são da Dow Jones.