Os contribuintes de São Paulo que tentaram pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) na manhã de hoje enfrentaram dificuldades novamente. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os caixas das agências bancárias, os caixas eletrônicos e o sistema pela internet estão apresentando problemas para recebimento do imposto.
A origem das dificuldades, segundo a Febraban, está no servidor da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), que não consegue processar o grande volume de pagamentos. Assim como ocorreu ontem, os bancos estão utilizando um sistema de contingência, fornecido pela Secretaria da Fazenda e independente da Prodesp. Por ele, os bancos conseguem efetuar o pagamento, mas a demora é maior.
A Prodesp, órgão vinculado à Secretaria de Gestão Pública do Governo do Estado de São Paulo, está levantando informações sobre a falha no sistema. Conforme o órgão, há problemas também nos sistemas das casas lotéricas no interior do Estado, como em Campinas e Americana.
Na tarde de ontem, um problema no sistema on-line de pagamento do tributo provocou lentidão no serviço, que chegou a ser interrompido.
Os vencimentos do IPVA começaram na sexta-feira passada e ontem foi a data limite para os proprietários de veículos com placa final 2 quitarem o tributo ou pagarem a primeira parcela.
A Secretaria da Fazenda informou que não vai prorrogar os vencimentos para todos os proprietários de veículos que tiveram vencimento ontem. Os contribuintes que quiserem quitar em uma parcela terão agora até o dia 21 para pagar o imposto com desconto de 3%, mas é preciso antecipar o licenciamento. Quem optou pelo parcelamento e não conseguiu efetuar o primeiro pagamento ontem precisará pagar juros.