A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) negocia com petroleiras a flexibilização das condições de exploração de áreas para viabilizar o investimento em um cenário de baixo preço do petróleo, como o atual. Segundo a diretora-geral da agência, Magda Chambriard, as flexibilizações ocorrerão dentro das condições previstas em contrato, variando de acordo com o leilão em que as concessões foram adquiridas. “A função da ANP é pensar como sobreviver na crise. Podemos remover entraves”, disse Magda, após participar de cerimônia de posse do novo diretor da agência, Aurélio Amaral.

continua após a publicidade

As licitações futuras também devem passar por transformações. Entre as possibilidades está a adoção de um programa exploratório mínimo menos agressivo. Diminuir as exigências para atrair o investidor.

Magda demonstrou tranquilidade com o cenário político e disse não prever interferência na agência. “Para nós, domingo (dia previsto para conclusão das votações na Câmara dos Deputados do impeachment da presidente Dilma Rousseff) é menos importante. O primordial é o preço do petróleo”, afirmou.

continua após a publicidade