Um mutirão na Agência do Trabalhador oferece mais de mil vagas de emprego nesta terça-feira (19) em Curitiba. Os contratantes não exigem experiência e todos os salários oferecidos estão acima do piso regional de R$ 736. A maioria das vagas é para cargos em supermercados, como operador de caixa e repositor, mas há oportunidades também na área de telefonia, farmácia e motorista.

continua após a publicidade
Daniel Caron/O Estado
Procura foi grande na Agência do Trabalhador de Curitiba desde o início da manhã desta terça.

Para grande parte das oportunidades a contratação é imediata. Onze empresas realizam as entrevistas na própria agência do trabalhador e o candidato já sai do local com o exame médico agendado e data marcada para começar a trabalhar. A expectativa da agência é de que mais de 3 mil pessoas sejam atendidas até o fim da tarde.

Procura

Carla da Rosa Portes de Medeiros, 18, tem o ensino médio completo e procura emprego na área de atendimento ou recepção e já encontrou vagas para as quais se interessou. “O salário até que está bom e não tem exigências, o que torna mais fácil conseguir o emprego.”

continua após a publicidade

A quantidade de oportunidades chamou a atenção de Cristiane Vicente de Souza, 26, que procura emprego na área de atendimento. Ela não tem experiência comprovada uma vez que só trabalhou sem carteira assinada e vê no mutirão uma boa chance para conseguir o emprego formal. Ela diz que não se importa em trabalhar aos finais de semana, mas precisa de um emprego em que não saia muito tarde do trabalho. “Eu moro em Almirante Tamandaré e sair muito tarde a noite é complicado para voltar para casa. Aqui eu imagino que com tantas vagas tenha uma com horário mais cedo”, diz confiante.

O estudante Lucas Morgano, 16, também compareceu ao mutirão. Para ele o fato das vagas não exigirem experiência anterior é o principal diferencial do mutirão. Outra vantagem é a contratação imediata com a entrevista no local. “A ideia é sair daqui hoje com o emprego.”

continua após a publicidade

Avaliação

Daniel Caron/O Estado
Movimento foi grande na frente do local. Muitas pessoas já saíram contratados para uma nova vaga.

Apesar de não exigir experiência e ser realizada de forma rápida não significa que a contratação não tenha alguns critérios. A assistente de recursos humanos do Carrefour, Cristiane Miranda, afirma que a postura do candidato é avaliada na hora da entrevista, bem como a disposição do candidato para trabalhar.

Cristiane conta que o objetivo é selecionar o máximo possível de pessoas para a vaga de operador de caixa, com o maior número de oportunidades. Candidatos a outras funções também estavam sendo entrevistados e encaminhados para a empresa.

Quem era aprovado na entrevista já saia da sala com o exame médico marcado. Por volta das dez horas, a assistente já havia entrevistado 15 pessoas, oito saíram do local com o emprego praticamente garantido.

Disposição para trabalhar também o critério de seleção de funcionários para a rede Condor, segundo a funcionária do Recursos Humanos da empresa, Crizziane de Mello.

Ela conta que a seleção leva em consideração também a disponibilidade de horário do candidato, mas não exige experiência. Das 20 pessoas que foram entrevistadas pela empresa nas duas primeiras horas do serviço, quinze foram selecionadas e já tinham data marcada para realizar o treinamento de integração.

Mudança de vida

O mutirão foi a oportunidade para uma mudança de vida para Elenice Almeida, 48 anos que saiu do evento empregada como auxiliar de confeitaria. Ela conta que procurava emprego há um ano, mas, sem experiência, não estava encontrando oportunidade no mercado de trabalho.

Dona de casa, Elenice passou a buscar um emprego após o divórcio. Na busca ela fez cursos na área de alimentação que lhe renderam a vaga imediata. “É uma grande oportunidade para quem não tem experiência e o salário está dentro do esperado”, disse.

“É tudo o que eu pedi para Deus”, diz Nayara Tkaczyk, 26, que também está com emprego praticamente garantido como estoquista. Ela comemora o salário, considerado bom, e o horário de trabalho, das 9h às 17h, de segunda a sábado. “Eles não exigiram experiência. Agora é só ir lá e começar a trabalhar.”

Mercado nunca mais

Thabatta Ribeiro, 23 anos, estava no mutirão, mas diz que não se candidataria a nenhuma vaga em mercado. Ela conta que trabalhou em uma grande rede de supermercados, mas o horário de trabalho – muitas vezes das 7h45 às 21h – e a falta de remuneração das horas extras a afastou da atividade.

Segundo ela, a rotatividade de funcionários e a pouca estabilidade no emprego também seriam problemas. “Eu fiquei dois dias de atestado por ter me machucado no trabalho e fui mandada embora”, reclama.

Serviço

O mutirão segue até as 17h30. Os documentos necessários para efetuar o cadastro são: RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência. Mais os interessados em conseguir um emprego podem se dirigir até a Agência do Trabalhador durante a semana, na Rua Pedro Ivo, 750, no centro. Atendimento funciona das 7h30 às 16h30. Mais informações: (41) 3883-2000.