Hoje e amanhã será realizado na Boca Maldita, em Curitiba, o ?Declare Certo!?, evento de orientação gratuita aos contribuintes que ainda não declararam o imposto de renda, cujo prazo (para pessoa física) termina no próximo dia 28 de abril.
Cerca de 50 profissionais, empresários e funcionários de escritórios de contabilidade, estarão se revezando durante os dois dias, das 9h às 17h, para atender tanto às pessoas físicas quanto jurídicas. Os profissionais vão dedicar pelo menos duas horas do seu dia de trabalho para atuar como voluntários nesse atendimento. Serão instalados computadores dentro de um quiosque, onde o contribuinte poderá fazer ou concluir sua declaração e enviar à Receita Federal, com a orientação de um profissional.
Até ano passado, o evento era realizado num único dia, mas com o aumento da procura pela consulta gratuita de pessoas físicas, o Sescap-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa no Estado do Paraná) resolveu estender para mais dois dias. De acordo com o presidente da entidade, Mário Elmir Berti, a maioria dos contribuintes que vai até a Boca Maldita em busca de orientação é composta por pessoas físicas. ?Esses contribuintes costumam fazer a própria declaração, sem a ajuda de um profissional da contabilidade e é normal que sintam dificuldade na hora de preencher o formulário?, diz Berti, ao destacar que ano passado mais de 800 pessoas foram atendidas em apenas um dia.
Outras cidades
Amanhã, o ?Declare Certo!? será realizado simultaneamente em Maringá, Cascavel, Umuarama, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Pato Branco e Toledo, cidades onde o Sescap-PR possui escritórios regionais.
Informações adicionais
Até a última quinta-feira, 13, antes do feriado de Páscoa, a Receita Federal havia recebido 8,5 milhões de declarações .do Imposto de Renda, apenas 38,6% de um total de 22 milhões em todo o Brasil. Dia 28 de abril é quando termina o prazo para recebimento sem multa.
São obrigados a prestar contas à Receita no prazo atual os contribuintes que tiveram renda tributável acima de R$ 13.968,00 no ano passado. A declaração pode ser feita pela internet na página da Receita (www.receita.fazenda.gov.br); em disquete, que deve ser entregue no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, ou no formulário de papel, nas agências dos Correios.