Conta corrente do Japão tem primeiro déficit em 13 anos

O Japão registrou em janeiro seu primeiro déficit em conta corrente (saldo de todas as transações do país com o exterior) em 13 anos. O resultado foi de 172,8 bilhões de ienes (US$ 1,762 bilhão), antes do ajuste sazonal, informou nesta segunda-feira (9) o Ministério das Finanças. O déficit em conta corrente foi muito maior que os 19,3 bilhões de ienes previstos pelos economistas para o período. O déficit foi provocado pelo mergulho das exportações e uma forte queda nos ganhos financeiros no exterior, disse nesta segunda-feira o governo.

A última vez que o Japão registrou déficit em conta corrente foi em janeiro de 1996, de 25,6 bilhões de ienes. O resultado de janeiro representa também o maior déficit em registro, de acordo com dados comparativos do ministério desde janeiro de 1985.

Os dados ressaltam como a demanda externa não está mais fornecendo suporte para a economia do país, dependente das exportações. No primeiro mês deste ano, as exportações despencaram 46,3%, em bases anuais, a maior queda recorde, enquanto as importações recuaram 31,7%, segundo o Ministério das Finanças.

Analistas estão preocupados com efeitos da queda das vendas externas sobre a demanda doméstica ao afetar o lucro das companhias.

“O resultado foi chocante. Tenho a impressão de que a conta corrente do Japão poderá ficar em terreno negativo nos próximos meses”, disse Toshihiro Nagahama, um economista sênior do Dai-ichi Life Research Institute. “As exportações do Japão provavelmente continuarão muito fracas, uma vez que não podemos prever se a desaceleração da economia dos EUA vai encontrar um piso no curto prazo”, afirmou Toshihiro. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna