Consumo nacional de energia dá sinais de recuperação

O consumo nacional de energia elétrica caiu 0,4% em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado, somando 32.302 gigawatts-hora (GWh), informou hoje a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). “Esta foi a menor retração verificada desde dezembro de 2008, mês em que o consumo total começou a retrair”, afirmou a empresa responsável pelo planejamento energético nacional, que já vê sinais de recuperação na demanda.

Como exemplo, a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica da EPE cita o crescimento de 5,2% no consumo de energia em março, quando comparado ao verificado em fevereiro deste ano. Além disso, diz que a demanda industrial manteve o segundo mês de crescimento na comparação com mês anterior: desta vez, a alta foi de 6,2%. Já na comparação com março de 2008, a retração ainda é grande, de 10,5%.

O consumo livre industrial, que não está ligado as distribuidoras, cresceu 7,9% em comparação com fevereiro, informou a EPE. “Esta retomada da indústria contribuiu, juntamente com a manutenção do elevado consumo residencial e comercial, para a recuperação do consumo total de eletricidade”, comentam, na Resenha Mensal, os técnicos da estatal.

O consumo residencial subiu 10,3% na comparação com o mesmo mês do ano anterior e o comercial, 8,6%. A EPE diz que parte deste desempenho é atribuído a mudanças nas datas de leituras de algumas distribuidoras, que ampliaram o número de dias na contabilização de março deste ano. No primeiro trimestre de 2009, o consumo de energia no Brasil caiu 3,1%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, para 93.858 GWh.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo