continua após a publicidade

Foto: Alan Costa Pinto

Consumo de energia está crescendo todos os meses.

Brasília – O consumo de energia elétrica em janeiro atingiu 29.741 GW/h, com aumento de 5,4% sobre igual mês do ano passado, conforme dados divulgados ontem pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal responsável pelo planejamento de longo prazo do setor. O setor residencial puxou o consumo: segundo a EPE, no mês de janeiro as residências brasileiras consumiram 7.769 GW/h, o que representa aumento de 8,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. No setor industrial, o aumento foi de 3,4%, com consumo total de 12.629 GW/h no primeiro mês deste.

 A área comercial demandou 4.954 GW/h em janeiro, com aumento de 6,9% sobre janeiro de 2006, enquanto o segmento agrupado como ?outros? (que inclui governo, rural e iluminação pública), registrou expansão de 4,0%, com consumo de 4.390 GW/h no mês.

A EPE atribui o forte aumento observado na área residencial à instalação de novos equipamentos eletrodomésticos, além da ampliação do número de consumidores, inclusive os beneficiados pelo programa Luz para Todos. No caso do setor comercial, a EPE considera que o aumento da climatização dos ambientes (ar-condicionado em shopping centers) foi um dos principais fatores para a expansão. Além disso, haveria uma base deprimida de comparação, e o fato de a temperatura média este ano ter sido superior à registrada em janeiro de 2006 também contribuiu para o aumento.

continua após a publicidade

Em termos regionais, o Sudeste apresentou resultado inferior ao das demais regiões, com expansão de 4,8% (ante a média de 5,4% no País como um todo). A região com maior aumento foi o Centro-Oeste, com acréscimo de 6,9%, seguida do Nordeste (6,5%) e Norte, com variação positiva de 6,2%.

O desempenho mais fraco do Sudeste resultou, principalmente, do ritmo mais lento do segmento industrial. As indústrias no Sudeste registraram expansão de apenas 2,6% no consumo em janeiro deste ano, em relação a janeiro de 2006. No Sul o desempenho da indústria também foi muito fraco, com acréscimo de apenas 1,6% sobre igual mês do ano passado. Já no Centro-Oeste, houve expansão de 7,2% na área industrial, de 6,2% no Nordeste e de 4,7% na região Norte.

continua após a publicidade

No acumulado em 12 meses até janeiro, o consumo nacional de energia elétrica atingiu 348.754 GW/h, com aumento de 4,0% em relação a igual período anterior. No Sudeste, que responde por 54% do consumo nacional (187.789 GW/h), o consumo cresceu 4,3%, enquanto no Sul (59.356 GW/h) houve aumento de 3,4% e de apenas 1,4% no Centro-Oeste (20.556 GW/h). A região com maior crescimento no período de 12 meses foi o Norte (21.659 GW/h), com aumento de 5,1% em relação a igual período anterior.