O consumo no País continuou a liderar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) junto com os investimentos, no primeiro trimestre deste ano. De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (10) pelo IBGE, o consumo das famílias cresceu 6,6% na comparação com igual período do ano passado e 0,3% em relação ao trimestre anterior, o quarto do ano passado. O aumento do consumo das famílias em relação ao primeiro trimestre do ano passado ficou próximo ao aumento em todo o ano de 2007, que foi de 6,5%.
Já o consumo do governo subiu 5,8% ante o primeiro trimestre do ano passado e 4,5% em relação ao quarto trimestre de 2007. Em todo o ano de 2007, o consumo do governo tinha crescido 3,1%.
Salários e crédito
O crescimento de 6,6% no consumo das famílias no primeiro trimestre de 2008 ante igual período do ano passado representou a 18ª expansão consecutiva na comparação com igual trimestre de ano anterior. Segundo observaram no documento de divulgação do PIB os técnicos do IBGE, o consumo das famílias no início deste ano foi favorecido pela elevação da massa salarial real dos trabalhadores e pelo crescimento, em termos nominais, do saldo de operações de crédito do sistema financeiro com recursos livres para as pessoas físicas.
Poupança
A taxa de poupança bruta (poupança em relação ao PIB) chegou a 16,8% no primeiro trimestre de 2008, segundo o IBGE. A taxa foi menor do que a apurada no primeiro trimestre do ano passado, quando havia sido de 17,2%.
O instituto só considera corretas as comparações de taxas de investimento e de poupança com iguais trimestres de anos anteriores, já que não há ajuste sazonal na série e, portanto, comparações com períodos diferentes gerariam distorções.