O consumidor planeja gastar menos com presentes no Dia das Mães este ano, em relação aos gastos para a mesma data no ano passado. É o que revelou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ao anunciar o quesito especial de Dia das Mães da Sondagem das Expectativas do Consumidor de abril.
Segundo o levantamento, em um universo de 2 mil domicílios entrevistados entre os dias 31 de março e 20 de abril, o porcentual de entrevistados que planeja gastar menos com presentes para a data subiu de 28% para 32,9%, de abril do ano passado para igual mês este ano. No mesmo período, caiu de 14,0% para 9,7% o porcentual de pesquisados que estimam gastar mais com presentes para o Dia das Mães.
O preço médio para o presente deste ano é 2,9% mais baixo do que o apurado em igual data no ano passado, sendo que, em 2008, os consumidores estimavam uma alta de 5,9% no presente para o Dia das Mães em relação aos gastos com a mesma data em 2007. A tendência de redução de gastos foi mais acentuada entre as famílias de baixa renda. No universo de pesquisados com renda até R$ 2.100 mensais, o preço médio para o presente de Dia das Mães é 20,4% inferior ao preço médio apurado para igual data no ano passado.
Ainda segundo a FGV, as roupas foram o presente mais citado pelos entrevistados, sendo mencionadas por 43,4% dos pesquisados, seguidas por produtos de perfumaria e cosméticos, lembrados por 12,9% dos entrevistados; e eletrodomésticos e eletrônicos, lembrados por 12,0% dos entrevistados.