A Copel está colocando à disposição dos seus consumidores um novo serviço, disponível 24 horas por dia e sem nenhum custo. É o Torpedo Copel, específico para a comunicação de falta de energia elétrica no domicílio via mensagem de texto por telefone celular (SMS). O sistema funciona da seguinte maneira: o cliente da Copel, independentemente de onde esteja, envia uma mensagem para o número 28593 informando o número de identificação do seu domicílio, antecedido das letras SL (que o atendimento da Companhia identificará como “sem luz”).

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Em pouco tempo, o consumidor receberá resposta da Copel a respeito da ocorrência. Durante a fase de testes do novo serviço, o prazo para resposta não chegou a 5 minutos.

“Esse serviço vai poupar tempo para o consumidor que precisa comunicar a interrupção no fornecimento de energia elétrica em seu domicílio”, avalia o presidente da Copel, Ronald Ravedutti. “Ao utilizar a mensagem por celular, nosso cliente não vai precisar ficar aguardando sua chamada ser recebida na Central de Atendimento Telefônico, cuja fila de espera naturalmente é maior”.

Como usar

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O Torpedo Copel já está disponível e seu funcionamento é muito simples. Em caso de falta de energia elétrica, o consumidor envia para o número 28593 a mensagem “SL” seguida do número de identificação da sua conta de luz, que é informado no canto superior direito da fatura. Esse número de identificação é formado por 8 algarismos, incluindo o dígito de verificação que não deve ser esquecido.

Um exemplo: se faltar eletricidade no domicílio com número de identificação “1.234. 567-8”, enviar para a Copel a mensagem “SL12345678”.

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Imediatamente, o sistema da Companhia iniciará o processamento da informação.

Para maior comodidade dos consumidores, a empresa sugere que o número do Torpedo Copel fique previamente gravado na agenda do celular e, salvo na pasta de “rascunhos” na caixa de mensagens, o número de identificação completo da conta de luz, já antecedido das letras “SL”.

Triagem

O diretor de distribuição da Copel, Vlademir Santo Daleffe, explica que as mensagens, assim que são recebidas, passam por uma triagem automática que vai verificar a natureza do caso. “Antes de gerar uma ordem de serviço para deslocamento de nossas equipes de emergência, o sistema analisa se o domicílio informado pelo consumidor estaria sem energia por causa de um desligamento programado, de uma manobra de emergência ou se o fornecimento não teria sido suspenso pela própria Copel por razões comerciais”, observa.