O comércio varejista paranaense fechou fevereiro com alta de 1% no volume de vendas, sobre o resultado de janeiro, e 12,8%, na comparação com o mesmo mês do ano passado, conforme divulgou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após a publicidade

No primeiro bimestre, a alta nas vendas é de 11,7% sobre os dois primeiros meses do ano passado. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a alta é menor: 6,4%, no confronto com período igual e imediatamente anterior.

As vendas do varejo, no País, cresceram 11,3% no acumulado do primeiro bimestre deste ano. Em fevereiro, o comércio teve alta de 1,6% ante janeiro, na série com ajuste sazonal. Na comparação com fevereiro de 2009, as vendas do varejo registraram alta de 12,3%.

Apenas um dos oito setores pesquisados pelo IBGE, no Paraná, teve queda nas vendas em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. A retração aconteceu no setor de combustíveis e lubrificantes, onde o índice ficou em -2,2%.

continua após a publicidade

O setor também experimentou vendas menores no primeiro bimestre (também na comparação com os mesmos meses de 2009), período no qual a taxa foi de -2,8%.

No acumulado de 12 meses, o indicador ficou em -2,4%. A queda contrasta com índices nacionais baixos, mas positivos, de 4,8%, 4,8% e 1,2%, respectivamente. O setor de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que é o mais importante no índice do comércio varejista, cresceu, no Paraná, 10% em fevereiro, ante o mesmo mês do ano passado. No ano, o setor acumula crescimento de 10,4% e, em 12 meses, de 6%.

continua após a publicidade

O maior crescimento em fevereiro, entre os setores, ficou com o comércio de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que teve taxa de 43,7% sobre fevereiro de 2009. O segmento de livros, jornais, revistas e papelaria também obteve índice significativo (36%), bem como o de móveis e eletrodomésticos (25,8%).

Receita

A receita nominal das vendas do varejo paranaense cresceu 16,2% em fevereiro, também na comparação com o mesmo mês de 2009. No ano, o crescimento é de 14,6%. Nesse quesito, todos os setores apresentam alta, tanto no mês, como no bimestre.

O índice ampliado de volume de vendas, que inclui os setores de veículos, motocicletas, partes e peças, e de materiais de construção, foi de 11,8% em fevereiro, 11% no primeiro bimestre e 7,8% em 12 meses, no Paraná.

Os veículos tiveram altas de 9,1%, 9,4% e 13,1%, respectivamente. Já os materiais de construção, que ainda amargam baixa de 8,7% nas vendas, em 12 meses, venderam mais 20,3% em fevereiro e 13,4%, este ano.

De acordo com o pesquisador Fernando de Lima, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o resultado de fevereiro “confirma a aceleração do nível de atividade do comércio verificada desde o último trimestre de 2009.”

Para ele, o crescimento tem relação com o aumento da renda e a expansão do crédito ao consumidor, “combinados a uma redução, ainda que pequena, das taxas de juros ao consumidor praticadas pelo mercado”.