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Questões conjunturais fazem o consumidor gastar menos. continua após a publicidade |
As vendas do comércio varejista do Paraná cresceram 5,4% em maio na comparação com igual mês do ano passado. O resultado, apesar de positivo, ficou abaixo da média brasileira, cujo crescimento foi de 10,5%.
Com os dados de maio, o comércio do Paraná acumula no ano alta de 7,3% e, nos últimos 12 meses, variação de 7,1%.
Em nível nacional, o crescimento acumulado é ainda maior: de 10,9% e 10,3%, respectivamente. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No Paraná, dois setores impediram melhor desempenho nas vendas: ?combustíveis e lubrificantes?, que registrou queda de 1,4% em maio – contra alta de 12,9% em nível nacional – e ?tecidos, vestuário e calçados?, com retração de 2,1%, contra a variação positiva de 3,6% na média do País. Em nível nacional, todos os setores pesquisados tiveram crescimento.
Entre os segmentos que puxaram as vendas no comércio do Paraná em maio, destaque para ?equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação?, que cresceu 32,3% -acima da média brasileira, que ficou em 29,9%. O setor ?outros artigos de uso pessoal e domésticos? apresentou a segunda maior variação, de 18,8%, também acima da média nacional de 10,6%.
As vendas de ?artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos? cresceram 13,7% na comparação com maio do ano passado, resultado semelhante ao nacional (12,9%).
O setor de ?móveis e eletrodomésticos? – que sofre influência direta do crédito – apresentou variação de 12,1%, abaixo da média nacional de 16,1%. Outros setores com desempenho positivo foram ?hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo?, com alta de 3,8% – abaixo do resultado nacional de 8,4% -, e ?livros, jornais, revistas e papelaria?, com crescimento de 5,3%.
No acumulado do ano (janeiro a maio), praticamente todos os setores tiveram aumento no volume de vendas no Paraná. A exceção ficou por conta de ?combustíveis e lubrificantes?, com queda de 4,7%. Em nível nacional, desempenho positivo em todos os setores.
Fecomércio-PR
A Pesquisa Conjuntural do Comércio, divulgada ontem pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), reforça que as vendas no Paraná cresceram menos em maio na comparação com abril. Conforme a pesquisa, as vendas acumulam no ano crescimento de 6,79%, de 3,30% na comparação com maio do ano passado e de 1,10% sobre abril.
?O comprometimento da renda dos consumidores em relação a compras anteriores demonstra um provável início de esgotamento da capacidade de compra do mercado?, analisou o consultor econômico Vamberto Santana.
Para Santana, a redução nas vendas pode representar um sinal de mudança de tendência, apesar de insuficiente para caracterizar inversão significativa a curto prazo. Entre os fatores que podem ter influenciado as vendas no Paraná, destaque para a alta nos preços dos produtos agrícolas – que inclusive estão provocando alta na inflação -, preços crescentes dos derivados de petróleo, sob pressão das cotações no mercado externo, afetando o custo do transporte; preços internos em elevação e valorização do real diante do dólar, causando limitações aos agentes exportadores.
Já os fatores positivos são os financiamentos de imóveis habitacionais e a expansão dos imóveis comerciais e shoppings, que ajudaram no bom desempenho do setor de materiais de construção.
A continuidade do crescimento da construção civil repercute em crescimento do emprego e níveis de remuneração que se elevam por conta da qualificação exigida e da maior procura de mão-de-obra no segmento.