O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai lançar uma campanha nacional para incentivar o consumidor brasileiro a exigir produtos seguros e de qualidade. O projeto está sendo finalizado pelo ministro Roberto Rodrigues que vai encaminhá-lo nos próximos dias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e de Cooperativismo do Mapa, Márcio Portocarrero revela que a idéia é de um projeto interministerial, com a participação dos Ministérios do Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário e da Saúde. ?Queremos um projeto que envolva outros Ministérios como forma de apontar para o consumidor brasileiro um tempo novo que lá fora já está sendo vivido. O consumidor europeu e o asiático são mais exigentes. Precisamos agregar valor à produção brasileira, internamente também?, defendeu Portocarrero. O anúncio foi feito ontem pelo secretário, durante coletiva à imprensa, quando avaliou os três dias de debates da II Conferência Internacional sobre Rastreabilidade de Produtos Agropecuários, em Brasília, encerrada nesta quarta-feira. Para ele, a maioria dos projetos oficiais de estímulo à produção de alimentos seguros e de qualidade ainda é direcionada apenas às exportações.
Para o secretário, é preciso mudar a postura no mercado interno. Portocarrero avaliou como positiva a Conferência sobre Rastreabilidade. O Mapa, segundo ele, formou um grupo com representantes de setores privados para avaliar os principais assuntos debatidos durante a Conferência com o objetivo de elaborar ações dinâmicas de governo.
Sisbov
Durante a entrevista, o secretário anunciou ainda que uma missão de veterinários da União Européia agendou uma visita e virá ao Brasil em junho. O Mapa vai aproveitar a visita para entregar o texto legal que dispõe sobre o novo modelo do Sistema Brasileiro de Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov), que deve ser anunciado nos próximos dias. Em janeiro de 2007, outra missão européia retorna ao Brasil para a avaliação periódica das condições sanitárias do rebanho brasileiro.