Consumidor cinqüentão gasta mais

Rio (AE) – O público mais velho, na faixa entre 56 e 60 anos, é o mais predisposto a gastar no fim de ano. Uma pesquisa sobre expectativas de consumo para o Natal, realizada pela inSearch, revela que os entrevistados com esta idade pretendiam gastar em média R$ 1.795,10 nessa época. O valor é acima da média das despesas dos entrevistados em geral, que acreditavam que gastariam em torno de R$ 1.051.

?O consumidor com mais idade pode estar aposentado, mas geralmente continua trabalhando para reforçar a renda e muitos ainda sustentam a família?, diz o diretor Fábio Mariano, da inSearch, especializada em estudos de tendência de comportamento de consumo. O levantamento foi feito entre os dias 4 e 7 deste mês com 900 pessoas das classes A,B,C e D em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, e envolveu gastos no mês de dezembro, e não apenas a compra de presentes.

A empresária de eventos Theresa Christina da Gama de Souza e Fiasco, por exemplo, recebe aposentadoria como diretora de escola há oito anos, mas decidiu abrir seu próprio negócio para reforçar a renda. ?Impossível ficar só sobrevivendo com a aposentadoria. Queria uma atividade para viver e que eu gostasse e decidi investir na área de marketing e eventos.? Separada, com três filhos adultos que moram com ela, Theresa vai conter gastos este ano porque está reformando a casa, mas assim mesmo calcula que terá um gasto médio entre R$ 1,5 mil e R$ 1,6 mil na soma de presentes para amigos, parentes e auxiliares do dia-a-dia.

A artista plástica Lúcia Barbosa também calcula gastos em torno de R$ 1,6 mil com presentes para a família, amigos e compras para a ceia. Na lista de compras, os netos, de 8 e 4 anos, acabam sendo privilegiados. ?Não consigo negar nada para eles.? Para este Natal ela já comprou roupas, tênis e brinquedos.

O resultado da pesquisa da inSearch confirma as análises de especialistas, que ressaltam o potencial de compras do público da terceira idade que vai às compras. ?Os netos desses consumidores podem ganhar bons presentes neste Natal?, diz com base no tíquete médio de gastos mais elevado dessa faixa etária. Mas, ressalva, o limite termina nos 60 anos, porque acima dessa faixa o gasto médio cai pela metade.

As mulheres paulistanas se destacam entre as consumidoras nesta época. Segundo a pesquisa elas têm uma expectativa de despesa média de R$ 1.354,27 com o Natal, bem acima das cariocas, que devem gastar R$ 996,54, e das mulheres de Salvador que têm a intenção de gastar R$ 790,26. ?As paulistanas têm uma renda mais elevada e são o sonho dos lojistas?, diz Fábio Mariano.

Como já é de hábito, a maior parte dos consumidores de São Paulo, Rio e Salvador está decidindo na última hora o que comprar e quanto gastar com o Natal. Entre os entrevistados, 48% não fizeram nenhum planejamento de gastos para as compras de Natal e 39% informaram que comprariam menos itens do que em 2005, independentemente do valor a ser gasto. Os baianos são os que mais planejam, na comparação com os entrevistados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Enquanto em São Paulo apenas 12% dos consumidores programaram seus gastos para o fim de ano, em Salvador esse porcentual é o dobro.

?Provavelmente porque a vida do paulistano é mais corrida, esse tipo de preocupação acaba ficando em segundo plano. O problema é que o consumidor que compra na última hora tem tendência a gastar mais?, diz o diretor da inSearch.

Roupas, com 75% das citações, e calçados, com 63%, serão os itens mais comprados, mas o sonho de consumo da maioria, que não será realizado neste Natal, é a troca ou compra de carro. Entre os entrevistados, 28% deixaram de comprar um carro, 23% de comprar um imóvel, 11% de viajar e 10% de comprar um TV de plasma.

A empresária Theresa Christina é uma das que adiaram o sonho de consumo de trocar de carro. Mas ela tem mais dois sonhos, e pretende realizá-los em breve: comprar um segundo imóvel para lazer e fazer uma plástica.

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