Consumidor analisa atitudes da empresa

“O consumidor brasileiro do século XXI tem consciência cidadã, está mais atento às atitudes da empresa frente a seus funcionários, ao meio ambiente e à sociedade.” A afirmação é da diretora de negócios da InterScience Informação e Tecnologia Aplicada, de São Paulo, Karina Milaré. Ela esteve ontem em Curitiba, no Hotel Four Pointes Sheraton, para apresentar os resultados da pesquisa “Brasil Brasileiro 2004”, desenvolvida pela InterScience.

A pesquisa foi realizada no início deste ano, com duas mil pessoas pertencentes as classes A, B, C e D, com idades entre 18 e 45 anos, em onze cidades brasileiras. Em Curitiba, foram ouvidas duzentas pessoas. O objetivo foi conhecer os valores inerentes à população brasileira e que influenciam na hora da aquisição de um produto ou serviço oferecido por determinada marca ou empresa.

Segundo Karina, fazem parte da identidade nacional as características: trabalho, honestidade, amizade, solidariedade, humildade, romantismo, alegria e competências como inteligência e talento. “Esses valores pessoais se refletem na forma como o consumidor avalia a identidade corporativa de uma empresa. Ele não está mais interessado apenas na qualidade e no preço do produto. Quer bom atendimento e se preocupa com o fato de a empresa fabricante ser ou não honesta e ética tanto no tratamento aos clientes e outras empresas concorrentes quanto com a sociedade, se preocupando com responsabilidade social e pagando seus impostos.”

Karina conta que a pesquisa indicou que a maioria das pessoas, ao perceber que a empresa não está sintonizada com seus valores primordiais, não se torna fiel à marca e definitivamente deixa de consumir os produtos e serviços oferecidos por ela. “O consumidor brasileiro está muito mais qualificado e exigente. Ele quer saber o que as empresas têm feito pela melhoria do País, levando em conta valores mais emocionais e intangíveis na hora da compra”, analisa. “Por isso, as empresas devem estar sempre atentas a suas operações, prestar atendimento eficiente e sempre ter um canal de comunicação com seus clientes”.

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