As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) registraram 8,7% de queda na primeira quinzena deste mês, em comparação com o mesmo período de 2007. Em relação às consultas ao SCPC Cheque (antigo UseCheque), a redução registrada é de 9 5%. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (18), pela assessoria de imprensa da SCPC.
Apesar da instituição ter divulgado que o feriado prolongado de carnaval gerou prejuízos ao varejo, o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti, afirmou que os dados obtidos não servem como base para avaliar o desempenho do comércio em fevereiro deste ano. "No ano passado, o carnaval caiu na segunda quinzena de fevereiro e, portanto, apenas no fim do mês a comparação será válida", exemplificou.
Burti ressaltou também que é comum o esvaziamento da capital paulista durante feriados prolongados, e que isso costuma afetar negativamente o movimento do varejo na cidade, porém beneficia o desempenho em outras localidades.
Os registros mostraram, ainda, crescimento de 14,7% na taxa de inadimplência (dívidas incluídas), embora parcialmente compensado pelo aumento de 12,6% nos registros cancelados (dívidas excluídas). Para o presidente da ACSP, os dados obtidos sinalizam necessidade de cautela na concessão de crédito.