As construções de novas moradias nos Estados Unidos se recuperaram em fevereiro, atingindo o maior nível desde setembro do ano passado, segundo dados publicados hoje pelo Departamento do Comércio norte-americano.
No mês passado, o número de construções iniciadas subiu 5,2% ante janeiro, a uma taxa anual sazonalmente ajustada de 1,178 milhão. Analistas consultados pelo Wall Street Journal previam alta menor, de 4,5%, a 1,15 milhão de unidades.
O dado de janeiro ante dezembro foi revisado para cima, de queda de 3,8% para declínio de 3,4%, a 1,12 milhão.
A construção de residências para uma única família, que respondem por cerca de dois terços do mercado, saltou 7,2% em fevereiro, a 822 mil, o maior patamar desde novembro de 2007. Já a construção de unidades para várias famílias, que incluem apartamentos e condomínios, avançou 0,8% em fevereiro, a 356 mil.
Permissões para novas construções, que servem como indicador para a atividade futura, caíram 3,1% no mês passado, a 1,167 milhão, de 1,204 milhão em janeiro. A previsão dos analistas para fevereiro era de emissão de 1,2 milhão de permissões. Fonte: Dow Jones Newswires.