Construção de ferrovias será retomada

Brasília (ABr) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a ferrovia ?voltou a ser uma realidade no Brasil?. Em seu programa semanal de rádio ?Café com o Presidente?, Lula destacou os investimentos do governo no setor, principalmente na construção e recuperação das ferrovias Norte-Sul e Transnordestina. ?Vamos retomar as ferrovias e não vamos parar mais porque queremos interligar o Brasil de norte a sul, de leste a oeste com ferrovias para que a gente possa baratear o escoamento da nossa rica produção?, afirmou.

Lula considera ?insensatez? o País ter paralisado os investimentos no setor ferroviário nos últimos anos. ?Estou extremamente feliz porque finalmente o Brasil está voltando a construir as ferrovias que nunca deveríamos ter parado de construir?, disse.

?Os nossos companheiros ferroviários que imaginavam que tinham acabado as ferrovias podem ficar felizes. Os nossos produtores podem ficar felizes, porque a ferrovia voltou a ser uma realidade no Brasil.?

O presidente participa hoje da cerimônia de início das obras da Transnordestina em Missão Velha, no sul do Ceará.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, a ferrovia Transnordestina ligará o sudeste do Piauí, sul do Maranhão e oeste da Bahia aos portos de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará, facilitando o transporte da produção de grãos e algodão da região. A obra terá cerca de 1,8 mil quilômetros e deve ficar pronta em três anos, com investimento de R$ 4,5 bilhões.

Outra ferrovia citada pelo presidente Lula, a Norte-Sul, terá 150 quilômetros prontos para inauguração em outubro. De acordo com Lula, o trecho de 350 quilômetros entre Araguaína e Palmas, no Tocantins, será concedido à iniciativa privada. ?Um investimento que vai facilitar enormemente o transporte de carga na região centro-oeste do Brasil?, afirmou o presidente.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo