Consórcios de imóveis obtêm recorde em vendas

As vendas de consórcios de imóveis bateram um recorde nacional no ano de 2004. Com um crescimento de 13%, a comercialização de novas cotas subiram de 114,6 mil, no acumulado de janeiro a dezembro de 2003, para 129,5 mil, no ano passado. O total de participantes ativos contabilizou 29,7% mais que os 176,7 mil de doze meses antes. As contemplações acumuladas em 2004 atingiram 26,5 mil, 46,4% mais que as 18,1 mil de 2003. Os dados foram divulgados pela Abac Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.

Em Curitiba, com o aquecimento constante no mercado de consórcio de imóveis, a Ademilar espera crescer 40% em 2005. Apesar do número alto, ele ainda é modesto. Afinal, a empresa cresceu em 2004 nada menos que 48%, muito acima da expectativa, que era de 35%. No ano passado, 420 famílias foram sorteadas ou receberam suas cartas de crédito por lance na Ademilar.

Trazendo mais um benefício para seus clientes de consórcio de imóveis, a Ademilar está abolindo a taxa de adesão. Assim, quem adquirir uma cota vai pagar apenas o valor da prestação. Nas primeiras cinco parcelas, estará diluída a taxa de administração antecipada. Segundo a superintendente da Ademilar, Tatiana Reichmann, a intenção da empresa é facilitar a aquisição, reduzindo o valor inicial de pagamento. Os novos grupos já nascem com este diferencial.

?Por se tratar de um mercado em expansão?, diz Consuelo Amorim, presidente da Abac, ?e não havendo cobrança de juros, sem parcelas intermediárias e com parcelamento integral, os consórcios de imóveis tornaram-se a melhor opção para compra da casa própria, terreno, reforma ou construção, bem como uma boa opção para empresas que desejam adquirir escritórios, construir ou ampliar instalações?.

Os consórcios ligados a bancos também registraram alta procura durante o ano passado, confirmando o interesse pelo produto pela população, e apontando o sistema como alternativa ao financiamento imobiliário. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo