Consórcio entrega cronograma de Belo Monte à Aneel

O consórcio Norte Energia, responsável pelo projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), acredita que conseguirá iniciar já em setembro a instalação do canteiro de obras do empreendimento. Em entrevista por teleconferência realizada no início da noite, o presidente do consórcio, José Ailton, que é diretor da Chesf, afirmou que o grupo entregou hoje à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o cronograma das obras.

“Mantivemos o calendário do edital. A primeira máquina começará a gerar energia em outubro de 2015”, disse. Segundo ele, no início de agosto, o consórcio encaminhará ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) o pedido da licença ambiental provisória para o canteiro de obras. “Já estamos negociando com o Ibama, fazendo reuniões semanais. Mas só podemos pedir a licença depois que o Projeto Básico Ambiental estiver pronto. Devemos conclui-lo no início de agosto”, afirmou.

A partir daí, a expectativa do executivo é que o Ibama libere até o fim de agosto a licença do canteiro para que as primeiras instalações comecem a ser feitas em setembro. O diretor da Chesf acredita que a licença de instalação definitiva, que autoriza o restante do projeto, deverá sair em novembro, mas como a região do Xingu estará em período chuvoso, o início das obras civis mais pesadas deverá ficar para abril ou maio do ano que vem.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna